Angiologista: O que é e quando consultar?

Um angiologista é um médico especializado na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas ao sistema circulatório, que inclui veias, artérias, vasos sanguíneos e linfáticos.

Se houver sinais de dor ou inchaço na perna, inchaço ou aparecimento de úlceras ou feridas na perna, é importante visitar um angiologista, o que indica uma alteração nos vasos sanguíneos. 

Isso permite que o angiologista faça um diagnóstico e prescrever o tratamento mais adequado.

Se você está lendo este artigo sobre angiologista e quer saber o preço, no site www.romualdomaffra.com.br que trabalha com angiologista goiânia e temos o melhor preço de Goiânia.

Angiologista O que e e quando consultar

Quais doenças um angiologista trata?

Um angiologista é um médico especializado na avaliação, diagnóstico e tratamento de doenças ou distúrbios que afetam as veias, artérias e vasos linfáticos.

Um angiologista é um médico especializado na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças ou distúrbios relacionados ao sistema circulatório, que inclui veias, artérias, capilares sanguíneos e vasos linfáticos.

As doenças mais comuns tratadas pelos angiologistas, também conhecidos como médicos vasculares, são, por exemplo, aterosclerose, trombose venosa profunda (TVP), embolia pulmonar, varizes ou pé diabético.

Se houver sinais de dor ou inchaço na perna, inchaço ou aparecimento de úlceras ou feridas na perna, é importante visitar um angiologista, o que indica uma alteração nos vasos sanguíneos. 

Isso permite que o angiologista faça um diagnóstico e prescrever o tratamento mais adequado.

Destacamos, portanto, as principais doenças que acometem o aparelho circulatório que são diagnosticadas e tratadas por angiologistas. 

  • Varizes

As varizes são uma doença que ocorre nas veias responsáveis ​​pelo transporte de sangue rico em dióxido de carbono dos órgãos e membros para o coração e os pulmões. 

Essas estruturas são responsáveis ​​pelo retorno do sangue e possuem grande elasticidade para cumprir essa função.

O que acontece, no entanto, é que as veias envelhecidas relaxam e o trabalho de retorno do sangue torna-se ineficaz. 

Nesses locais, pelo acúmulo de sangue em determinados pontos, formam-se varizes.

  • Aneurisma

Um aneurisma também é uma dilatação que, ao contrário das varizes, ocorre em uma artéria, estrutura responsável pelo transporte de sangue rico em oxigênio para o tecido. 

Essa condição é causada por fatores de risco como pressão alta, e sua principal complicação é a ruptura de um vaso, que pode ocorrer, por exemplo, no cérebro e nas artérias.

  • Vasculite

A vasculite é uma inflamação dos vasos que acometem as veias e artérias, interrompendo a função dessas estruturas e reduzindo a velocidade de transporte do sangue. 

Dependendo da região onde ocorre, principalmente quando o problema é em órgãos vitais, pode causar sérias consequências à saúde.

  • Arteriosclerose

Devido ao acúmulo de placas gordurosas nos vasos do sistema circulatório, a aterosclerose é uma doença que aumenta gradativamente e causa obstrução do fluxo sanguíneo, podendo levar à morte do paciente. 

Um ataque cardíaco geralmente surge dessa condição, uma doença caracterizada pela ruptura de uma artéria coronária, um vaso sanguíneo para o músculo cardíaco.

  • Acidente vascular cerebral

Outra doença que ocorre como resultado da aterosclerose, aqui nas artérias do cérebro, é o acidente vascular cerebral (AVC). 

Nele, a circulação sanguínea no cérebro é bloqueada, que é afetada por falta de oxigênio dependendo da região afetada.

Angiologista O que e e quando consultar 1

Quando um angiologista deve ser consultado?

A maioria das doenças vasculares é silenciosa e só é reconhecida em estágio avançado. Isso prejudica o controle e o tratamento dos problemas, além de prejudicar gravemente a saúde do paciente e levar à morte.

O diagnóstico precoce é, portanto, importante, se considerar algum sinal ou sintoma de doença vascular, consulte um angiologista, principalmente se já estiver próximo da velhice, época em que essas patologias são mais comuns.

Qual a importância de consultar um angiologista?

A importância de visitar este médico está relacionada com a prevenção e diagnóstico precoce da doença no sistema circulatório e linfático, que afeta a sua vida de forma muito negativa. 

Dessa forma, é possível adotar recomendações de cuidados diários e reduzir o risco de complicações para quem sofre de problemas vasculares, como amputações, feridas, feridas que não cicatrizam, danos cerebrais e outros órgãos vitais.