A influência da prática de esportes na saúde bucal

Realizar atividades físicas é fundamental para uma melhora constante na qualidade de vida, além de também deixar as pessoas mais dispostas. Porém, a saúde bucal também pode ser influenciada pela prática, ou não, de atividades físicas, por isso, é relevante conhecer qual a relação que se tem sobre esportes e a odontologia.

Vale sempre lembrar que a higienização oral deve estar presente na vida de todos, desde quando crianças, pois é nessa fase que começa a se criar e desenvolver hábitos, já que a boca tem muita influência no corpo inteiro, é importante o cuidado local, ainda mais se você utilizar um implante de dente, por exemplo.

Dessa maneira, é bom entender como funciona essa relação de atividade bucal com a prática de atividades físicas, já que muita gente não acha que isso está relacionado, o que é um grande engano, pois o organismo está conectado de todas as formas.

Relação de saúde bucal e prática de esportes

smiling woman loving physical activity

Falando um pouco mais sobre a relação desses dois assuntos, muitas pessoas não fazem essa ligação, acabando por deixando a higienização e saúde bucal de lado, o que não deve ser feito, pois o cuidado nessa área deve ser tão grande quanto qualquer outro, para evitar maiores complicações que necessitam do uso de facetas de resina.

Uma das principais ligações que se pode fazer, é que quando uma pessoa apresenta uma má-formação na arcada dentária, por exemplo, implicando em problemas respiratórios, que são extremamente prejudiciais na hora de realizar atividades físicas, pois você estará respirando mais forte, o que pode acabar atrapalhando no desempenho da prática.

A má-formação dentária também pode fazer mal para a mastigação, que também influencia na má-digestão, o que resultaria em pessoas tendo até mesmo problemas na barriga na hora de realizar a atividade física.

Por isso, em pessoas que têm a arcada dentária com má formação, é pertinente procurar por um aparelho invisível preço.

Além disso, existem diversas doenças bucais que podem influenciar no desempenho de um atleta, pois causam grandes desconfortos e até mesmo podem ocasionar a febre, o que afetaria diretamente na qualidade da prática de esporte.

As principais doenças bucais que causam problemas, são:

  • Cárie;
  • Gengivite;
  • Periodontite;
  • Xerostomia.

Outro problema muito comum encontrado em pessoas que praticam atividades físicas, é o bruxismo, que é uma condição em que os dentes superiores entram em contato involuntariamente com as dentições de baixo, causando pequenas lascas, necessitando do uso de lente de contato dental, para retornar a arcada ao seu estado original.

Por outro lado, o uso da suplementação como vitamina D3, cálcio, magnésio treonato, podem beneficiar nos ossos e na manutenção dos dentes.

Falando um pouco mais sobre o impacto da prática de esporte na saúde bucal, quando você realiza uma atividade física, seu organismo fica mais forte e resistente, podendo combater mais facilmente agentes externos, como bactérias e outros causadores de doenças, evitando que problemas maiores apareçam.

A prática de atividades físicas ainda ajudam a pessoa a respirar melhor, caso ela realize de maneira constante e efetiva.

Quando a respiração é realizada da maneira correta, há também uma maior salivação, que é extremamente importante para umidificar mais os dentes, evitando que haja a proliferação de bactérias.

Como realizar o cuidado bucal

Ficando mais claro a relação entre saúde bucal e esportes na vida das pessoas, é relevante também conhecer como deve ser feito o cuidado bucal, ainda mais para aqueles que já apresentam algum problema na cavidade bucal.

A primeira coisa que deve ser feita, é a higienização constante em casa, realizando a escovação de dente pelo menos três vezes ao dia, dando ênfase no pós-refeição, que é onde há mais chances de ter uma proliferação de bactérias causadoras de doenças que podem vir a atrapalhar o desempenho esportivo.

Além disso, deve ser feito exames constantes de rotina, não somente de sangue e afins, mas também da cavidade bucal, para saber se a saúde dessa área está bem conservada, ou se precisa de alguma melhora.

Por fim, deve ser feito qualquer procedimento necessário para corrigir a arcada dentária, caso você tenha um problema de má oclusão, por exemplo.

A alimentação também deve ser bem balanceada, pois comer mal pode afetar na resistência do organismo, deixando mais propício a ter doenças.