3 espécies de rato que podem te fazer mal

desratização

Você sabe quais espécies de rato podem te fazer mal? Existem três delas muito comuns aqui no Brasil e que podem invadir a qualquer momento a sua casa. É por isso que tomar todos os cuidados para evitar que isso aconteça é necessário.

Na publicação de hoje, vamos te indicar quais espécies são perigosas, por que ratos são perigosos e principalmente, como se livrar desse tipo de problema. Então, vamos começar e aprender mais sobre o assunto?

Por que ratos são perigosos?

Ratos são animais perigosos para o ser humano. Eles provêm de locais sujos, como esgotos, tubulações, lixeiras…. Todos esses locais são repletos de vírus, bactérias e parasitas que utilizam o rato como hospedeiro. O próximo passo é o deslocamento do roedor para dentro das nossas casas. Eles são atraídos pelo cheiro de comida ou até mesmo pelo cheiro do lixo.

Ao adentrarem infectam nosso ambiente e, depois disso, os vírus e bactérias que carregam consigo adentram nosso corpo. Além disso, ratos procriam muito rapidamente. Em pouco tempo, uma ninhada inteira pode estar presente na sua casa e se expandir cada vez mais. Portanto, acabar com essa praga urbana rapidamente é essencial.

Quais doenças podem ser provocadas por ratos?

As doenças provocadas por ratos são muitas e, a maioria delas, bem sérias. Observe abaixo nossa lista:

• Leptospirose;
  • Hantavirose;
  • Sarnas;
  • Tifo Murino,
  • Peste bubônica;
  • Alergia;
  • Febre de mordida de rato;
  • Meningite eosinofílica;

Todas essas doenças são transmitidas por hospedeiros (sejam eles vírus, bactérias ou parasitas) do rato. A maioria delas causa febre, dores no corpo, problemas intestinais e podem chegar a causar a morte. Ou seja, é imprescindível cuidar para que esses invasores não infectem o seu ambiente e não causem doenças do gênero para você e quem mora na casa. Elas podem ser fatais se não tratadas adequadamente e rapidamente.

3 espécies de rato que podem te fazer mal

Camundongo

O Camundongo ( Mus Muscullus) é uma espécie relativamente pequena de rato. Mede apenas 8 cm e pesa até 20 gramas. Muito leve, consegue se deslocar com facilidade por paredes, se apoiando em rachaduras, ranhuras ou buracos.

Esse é o rato mais comum encontrado dentro de casa. Ele se adapta bem a esse tipo de ambiente, já que consegue evitar predadores maiores que ele. Dentro desse local seguro e com comida a disposição, o camundongo pode procriar rapidamente. A vida do Mus Muscullus pode durar até 1 ano e pode procurar até  6 ninhadas com 8 filhotes em cada uma.

desratização em sp

Ratazanas

Os roedores da espécie Rattus Norvegicus, ou mais conhecidos como Ratazanas, são especialmente perigosos para nós, humanos. Eles costumam viver em colônias no subsolo, principalmente no esgoto e em bueiros.

É extremamente comum em centros urbanos e bem maior do que o camundongo. Pode chegar a viver 2 anos, possui até 25 cm de comprimento e pesar até 700 gramas. As membranas interdigitais nas patas da ratazana permitem que ela nade bem e com facilidade. Ela também escala, e pode subir os encanamentos. É assim que adentra ambientes para conseguir alimentos e para encontrar um local para reproduzir.

Rato Preto

Por fim, o Rato Preto, Rato de telhado ou, pelo seu nome científico, Rattus Rattus. Ele é extremamente furtivo, bastante inteligente e consegue escalar e permanecer em locais altos durante muito tempo. O rato preto chama a atenção exatamente por se infiltrar rápido e silenciosamente dentro de casas.

Os principais locais que gosta de habitar são telhados e forros, já que providenciam um ambiente seguro e livre da vigilância humana. O rattus rattus tem peso e comprimento mediano, chegando até os 20 cm e 300 gramas. Por ser muito inteligente, acaba sendo uma praga difícil de exterminar, já que consegue saber quando está correndo perigo e que precisa mudar sua rotina para sobreviver.

Como evitar que essas espécies adentrem nosso ambiente?

Para evitar que esses roedores entrem no nosso ambiente você deve:

• Estocar de forma adequada comida e mantimentos. Deixe tudo em potes de vidro lacrados e, de preferência, vedados;
  • Mantenha forros e telhados tampados o máximo possível e faça uma vistoria mensal para verificar se não há ninhadas de ratos por lá;
  • Mantenha a casa limpa, de preferência com água sanitária e semanalmente;
  • O lixo deve ser mantido longe de casa e retirado sempre que possível do ambiente;
  • Sempre que possível, realize desratização e dedetização no ambiente.
dedetização sp

Quem eu chamo se encontrar um rato na minha casa?

Percebeu que existe um rato na sua casa e não sabe quem chamar? Bem, o primeiro passo é escolher um profissional desratizador de confiança para resolver o seu problema. Ele identificará qual a espécie que está infestando o local e colocará a isca correta para atrair e exterminar os invasores. Lembre-se que existem ratos que são muito inteligentes e não vão cair em qualquer isca. É por isso que um profissional é tão necessário.

E se você busca um profissional para desratização de qualidade, temos a indicação certa para você.

A Ajax é uma empresa que tem história na área da dedetização e desratização. Tem sedes nas principais regiões do Estado de São Paulo e está pronta para realizar principalmente um atendimento rápido. Eles garantem a total satisfação dos clientes e a qualidade no serviço de desratização. A Ajax é a solução certeira para restaurar o bem estar da sua casa.

Ela está aberta 24 horas e funciona 7 dias na semana. Então, se você está precisando de profissionais para acabar com os ratos dentro de casa, entre em contato com o atendimento imediatamente com pelo telefone (11) 4114-6060.